19 de mar. de 2010

A Santa Ceia


Hoje vemos o descaso e falta de respeito por parte de muitas denominações evangélicas que fazem santa ceia praticamente toda semana e utilizam igualmente pão fermentado (simbolo de pecado) para representar o corpo de Cristo!. 

A Prática quartodecimana, isto é, fazer a Santa Ceia com vinho puro e Pão Azimo uma vez ao ano no 14 Dia da Lua do Mes Hebraico NIsã, sempre foi uma caracteristica dos cristãos antes da mudança pela Igreja Romana no IV Seculo que adotou a prática no domingo após o 14 de Nisã. 

O que temos a argumentar biblicamente sobre este assunto aqueles que estão fazendo a santa ceia quando dá na cabeça e utilizando as vezes em alguns casos pão com gordura suína e fermento  para fazer um tão importante ato, tornando-se desta forma sem discernir o corpo de Cristo? 

Qual o Significado da Santa Ceia? Qual a implicância de utilizar fermento no pão para representar ao corpo de Cristo? 

Deve ser feita no dia correto em memória a Celebração de Cristo com seus Apóstolos ou em qualquer dia que a liderança de uma igreja achar que deva? 
Biblicamente qual a correta forma deste Ato na Igreja a Santa Ceia?


Dizer que o NT não tem instruções de como deve ser a Ceia e o tipo de Pão é falta de conhecimento de que o NT complementa o AT. 

Que tal a recomendação Paulina de I Cor 5:5-9?  Fazer sem fermento? 

Temos ou não a recomendação de Pão Ázimo. 

O Pouco caso das religiões em fazer de acordo com a Palavra de Deus, leva ao relaxo e oferecem pão Imundo na mesa do Senhor. Malaquias 1. 

Cade o Zelo? 

Pensemos nisso. 



 Realmente, para os polidos e intelectuais presbiterianos é um absurdo. É muito mais cômodo e "higiênico" darmos uma interpretada na Escritura e deixar isso prá lá. 

Nem Jesus interpretou para os discípulos o ato do lava-pés. Ele apenas salientou que eles seriam bem-aventurados se fizessem isso e pronto. 

Ele disse: "Entendeis o que vos tenho feito? 
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 
Porque eu vos dei o exemplo
, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 
Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes"
 (Jo 13:17). 

Ele deixou a recomendação, falou para Pedro que aquilo ele não entenderia naquele momento, mas entenderia depois. 

E a Igreja apostólica continuou com essa prática, a ponto de Paulo chamar a atenção de Timóteo para que observasse se as viúvas a serem assistidas pela irmandade praticava o ato do lava-pés. 

"Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; 
Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra"
 (I Tim 5:9-10). 

Se é uma prática judaica, o não comer sangue, o não comer carne sufocada, o não ordenar mulheres para ministérios sacerdotais também era e Paulo, o que foi colocado como Luz para os gentios, conservou isso e deixou registrado em suas cartas, ou melhor na Palavra de Deus. 

É isso. Uma questão de fé (revelação).   




Leiam: I Cor 5:6-10



Amados,esse artigo foi retirado de um forum na internet,como sabemos,a celebração da Santa Ceia é uma lembrança(Memorial da Rednção),assim como o sábado o é,da criação,a santa ceia é realizada nas nossas igrejas uma vez ao ano,tendo em vista as recomendações biblicas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: