27 de dez. de 2009

HISTÓRIA DA I.M.A.P


O INÍCIO DE TUDO 

Nos Idos de 1950, em Angélicas, distrito de Vicência-PE chegaram os primeiros crentes da Fé ADVENTISTA DA PROMESSA, estes irmãos originaram uma congregação nessa localidade, ali muitos PASTORES, PRESBÍTEROS e DIÁCONOS, se apresentaram afim de aperfeiçoar a obra, instruindo-a na fé que foi entregue aos santos, alguns nomes que merecem nossa menção são o dos Pastores: João Julião Ramos, Elísio, Eraldo Ramos e muitos outros que estabeleceram em Angélicas, o pequeno grupo que zelava a doutrina apostólica, guardando os mandamentos de Deus e fé em Jesus.
 Os Anos foram se passando, e com eles muitas barreiras surgiram para destruir a igreja de Deus ali, entretanto foi com Oração, Perseverança e Convicção que chegamos ao Ano de 1989, quando o então pastor JOSIAS JOÁS, nos explicou numa lição da Escola Bíblica que não havia biblicamente razões para o ministério feminino por consagração, competia as irmãs entretanto exercer funções que não necessitassem de consagração pelo presbitério.
Esclarecido o tema em pauta, tomou-se a decisão de não consagrar nenhuma irmã ao diaconato, no ano de 1991 afim de permanecermos na igreja, seguindo com a consciência da verdade, precisamos acionar a justiça afim de permanecermos lotados no templo outrora construído. A igreja Adventista da Promessa entretanto  discordou quanto a exposição feita pelo Pr. Josias Joás (In Memorian) a respeito do papel da mulher na igreja e nos desapropriou do terreno e do templo, colocando os irmãos literalmente na rua, isto é, expulsando do prédio, esse fato teve lugar no ano de 1993.
Aos poucos o movimento recém surgido começou a entender que precisava se reorganizar, desde a expulsão passamos cerca de uns 6 meses congregando nas casas dos irmãos,
A MENSAGEM DE HEBREUS 10:39 CHEGA À CIDADE DO CARPINA.

Foi no ano de 1991, que movidos pelo Espírito Santo iniciou-se a obra de conservação da fé na cidade de Carpina. Um pequeno grupo de 8 pessoas, liderado pelo Pr. Josias Joás e convictos no que está escrito em Isaías 40 v8: “Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” , decidiu continuar propagando a doutrina apostólica que havia recebido.
O 1º culto foi realizado na casa do atual Pb. Ribamar, no dia 14 de Dezembro de 1991, onde haviam 12 irmãos presentes. Pouco tempo depois, o local da congregação mudou para a casa (garagem) do Pr.. Divaldo, o qual na época apenas frequentava os cultos, mas não era um membro da Igreja. Devido ao contínuo crescimento do número de membros, em pouco mais de um ano houve a necessidade de mudar-se para um lugar maior, e este lugar passou a ser um espaço localizado à rua Oliveira Lima nº 103. 


Após um período de aproximadamente 2 anos congregando neste espaço, a Igreja passou a congregar em um salão, situado na mesma rua citada no local anterior. Durante este período, a Igreja cresceu consideravelmente, ao mesmo tempo que sofria várias lutas e perseguições. É certo entretanto que apesar das provações esse povo fiel e guerreiro estava sempre em jejum e oração, e graças as bençãos do Senhor, a Igreja conseguiu superar todas as ciladas que o inimigo criava para tentar os impedir.
Dentre várias lutas, vale mencionar o dia em que os irmãos foram para a Igreja, em um dia de culto de círculo de oração, e foram surpreendidos ao abrir a congregação e encontra-la semi-destruída. O piso estava completamente quebrado, o púlpito sendo destruído, e os bancos estavam todos do lado de fora. Os irmãos foram simplesmente expulsos do salão, pelos mesmos que os cederam, sem nenhum aviso prévio.
Foi um dia de muita tristeza e pranto, porém, mesmo diante de tal situação, não deixaram de realizar o Círculo de oração que estava marcado para este dia, dirigido pela irmã Estelita, uma das pioneiras da Igreja, junto às nossas saudosas irmãs Eliza Xavier, Ir. Severina Vieira e a Ir. Severina Araújo. Depois desse dia, a Igreja voltou a congregar no mesmo espaço anterior ao salão, durante um período de 6 meses, enquanto lutavam ao mesmo tempo para conseguir um lugar melhor e maior para frequentar







Passados um total de 5 anos, exatamente no dia 26/12/1996, a Igreja conseguiu alugar um salão, onde congregam até os dias atuais. Naquela época, este templo era uma casa pertencente à associação beneficente, porém, os próprios irmãos da Igreja se reuniram e trabalharam para modificar esta casa, derrubando e levantando paredes, até deixá-la do jeito que se encontra hoje.

IMAP CHEGA AO CEARÁ
Em 1992 a IMAP chega ao Ceará representada pelo Dác.Jessé Araujo e o Pastor Josias Joás, na ocasião realizaram o primeiro culto na casa do então Diácono Adventista da Promessa: FIRMO RODRIGUES DA CRUZ, com um número de 9 pessoas, o Diácono foi então consagrado a Presbítero da Igreja Missão Adventista da Promessa, com o aumento de congregados houve a necessidade de mudar-se para um ambiente maior, foi então que aquele pequeno grupo mudou-se para a garagem do então Eleito Pastor FIRMO, onde permaneceram até 2008,quando foi construída a nova Sede das IMAP’s do Ceará, neste mesmo ano o Pr. Fiirmo Rodrigues foi jubilado, e eleito pelo presbitério o novo Pastor da região, o Pr. Antônio Nobre; voltando a 1992,após 1 ano e 6 meses que a igreja tinha se instalado naquele estado, conseguimos com recursos próprios construir mais duas congregações,agora;1 em Quixeramubim, e outra em Placas-Ocaras. Uma coisa é certa, é o que nos motiva a viver essa fé: JESUS EM BREVE VEM, e NÓS QUEREMOS IR COM ELE!






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários: